O que atrai tanto na música da dupla norueguesa Kings Of Convenience? O pop/folk que Erlend Øye e Eirik Bøe disponibilizam pela terceira vez em forma de disco (depois de uma pausa de cinco anos) em “Declaration Of Dependence”, não oferece nada do que já não tenha se escutado em seus dois álbuns anteriores: o mesmo par de violões em todas as músicas, os vocais tímidos, os arranjos delicados. Não há um hit facilmente detectável (como foi o single “Misread”, de 2004), embora o violino e o refrão pop de “Boat Behind” possam fazer com que essa faixa esteja presente no playlist das FMs do segmento adulto-contemporâneo a partir de 02 de Outubro (data prevista para o lançamento oficial do disco). Então, o que faz com que o culto ao trabalho dos noruegueses cresça tanto mundo afora? Dá pra tentar explicar como “a simplicidade venenosa dos arranjos, as pausas de respiração facilmente audíveis, o som dos dedos arrastando nas cordas, as harmonias perfeitas das vozes”. Ou ainda a trama de cordas de “Me In You”, os violinos irresistíveis de “Peacetime Resistance”, as vozes combinadas em “Mrs Cold”, o faro pop em “Boat Behind”. Tudo aqui é facilmente digerível mas não descartável; dá pra ouvir o disco por horas sem se dar conta que ele já repetiu dez vezes. Mas não há argumento melhor que a capa do disco: Erlend Øye e Eirik Bøe sentados na beira do mar, tirando um sonzinho no violão e observando a vida passar devagar num fim de tarde preguiçoso. Numa relax, numa boa.
Assista o vídeo de "Boat Behind" e entenda porque esses dois caras não parecem estar muito preocupados com a fatura do cartão de crédito:
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